"EXPERIÊNCIAS MARCANTES DE
LEITURA E ESCRITA"
Fonte: (acesso: 05/06/2013)
SAIBA MAIS DA HISTÓRIA DOS AUTORES DO BLOG:
Fonte: (acesso:05/06/2013)

Na 5ª série li “O escaravelho do Diabo” – livro de ficção que gostei muito, mas o que mais me emocionou, na época, foi “Férias em Xangri-lá” – depois passei pelos clássicos, mitologia, gibis, enfim a leitura passou a fazer parte da minha vida e, até hoje, continuo a me emocionar com as histórias. O gosto pela leitura desperta quando somos incentivados a ler livros marcantes, como os que li.
A escrita também tem sido minha companheira, lembro-me que minha professora lia algumas das redações da turma para a sala e de vez em quando a minha era uma das escolhidas e isso me deixava muito feliz. A leitura enfática da produção do aluno é necessária para que ele saiba que seu texto é importante e assim possa procurar melhorar sua escrita cada vez mais. (Quitéria)

Uma vez na faculdade em uma aula de letramento, uma professora disse, de maneira categórica, que ninguém se lembrava de quando era analfabeto, eu estranhei a afirmação, porque eu me lembro! E essa experiência de leitura foi a que mais me marcou...
Eu fui alfabetizada por minha mãe, quando tinha 6 anos de idade, mas me lembro nitidamente da transição de quando os borrões pretos e desformes que tentava ler, enquanto minha mãe me contava uma história, viraram letras e palavras, foi como uma mágica, de repente ali no meio do texto os borrões se transformando em palavras, como se meus olhos finalmente enxergassem melhor, as letras enquanto borrões eram grossas e sem forma e quando passei a ler elas afinaram e criaram forma ali diante dos meus olhos! Eu lembro que fiquei tão contente que tirei o livro das mãos da minha mãe e continuei lendo a história, minha primeira e mais marcante leitura não foi a leitura de uma palavra mas de uma história de um livro de histórias bíblicas, a história de Jonas que foi engolido pela baleia.
A outra experiência que me marcou e tem de certa forma relação similar de sentimento com a primeira experiência, foi quando compreendi o livro de Policarpo Quaresma, eu tinha 15 anos e já havia lido vários livros, mas nunca um livro com a linguagem de um tempo tão distante, com palavras que eu não conhecia, a experiência foi semelhante porque enquanto eu, mesmo lendo todas as palavras, não conseguia entender o texto, este era como os borrões, desformes sem vida, li a primeira página várias vezes até que consegui compreender e o texto ficou significativo, precisei insistir para isso, e quando consegui a sensação foi a mesma que senti quando comecei a ler, me senti forte, poderosa, da primeira vez porque eu lia e na segunda vez porque eu entendia!
Fonte: (acesso: 05/06/2013)
Quando tinha 11 anos, era obrigado a ler um livro por bimestre, apresentar relatório de leitura e era submetido a uma avaliação. Acontece que eu era muito preguiçoso para ler. Demorava “anos” para concluir uma página, e isto me atrapalhava para entender a narrativa. Meu irmão mais velho, vendo minha dificuldade, questionou-me sobre a demora de ler um simples livro de 100 páginas. Como todo bom preguiçoso, disse que era muito difícil, muitas páginas. Ele não titubeou, pegou o livro da coleção Vaga-Lume, que era o que eu precisava ler e em poucas horas leu o livro em voz alta. Fiquei de boca aberta. Como era possível ler um livro em uma tarde, e ainda entender tudo? Depois desta, comecei a ler meus livros do começo ao fim, não perdia o enredo e as histórias ficavam cada vez mais divertidas. (Rogério)
Fonte: (acesso: 05/06/2013)
Na escola tínhamos que fazer leitura diariamente da coleção “Vagalume”, sem reclamações, para mim era como se fosse doce, gostava bastante.
Minha primeira professora que foi minha mãe tinha a mesma fala de Rubens Alves: ”Leiam, bebam e comam a leitura”, esses livros lhe farão bem no futuro. Já na adolescência fazia leituras diversas, mas sempre gostei muito de Vinícius de Moraes, até hoje gosto.
Envolvi-me muito com a fala de J C Violla quando diz: ”Encontro na literatura um equilíbrio e alimenta o espírito, bem informado e antenado com o mundo.”.
Pessoal!! O Blog de vocês está lindo demais!!! Tenho vindo aqui e olhado, com frequência! Estou tentando aprender com vocês e, como sou contumaz, é claro que vocês não deixarão de me ensinar!! (Risos)
ResponderExcluirAbraço Forte para o grupo todo!!!
Parabéns!!
Marluce Bezerra do Nascimento
O grupo agradece, Marluce! Estamos sempre à disposição no que pudermos ajudá-la. Bjs.
Excluir